Preparação Tática

27-12-2009 23:00

A tática define-se como a aplicação da técnica num momento oportuno, lugar adequado e de forma precisa.

Para gerar um desenvolvimento adequado da tática de um atleta, é necessário um trabalho dividido em etapas. Uma etapa é trabalhada sobre a tática simples, ensinando os meios técnicos adequados para determinada situação no combate. Em outra etapa de aprendizagem, une-se métodos já assimilados com outros diferentes, a fim de tentar incrementar a intelegência motora do indíviduo, gerando uma interacção consciente e voluntária no que diz respeito à tomada de decisão adequada.

Não devemos esquecer que ao planear um treino tático, deve-se ter o controle de dois pontos estritamente ligados ao factor psicológico: Atenção e capacidade de assimilação; consequentemente influenciando a sua capacidade técnica e física. O competidor que tem a capacidade de prever uma situação que irá ocorrer (tanto no esquema de ataque ou contra-ataque) e utiliza de uma outra acção tática para anular a situação prevista, está a utilizar pensamentos que gera estratégia diferenciando de uma luta por puro instinto, a qual utiliza de movimentos sem muita finalidade. O controle de distância é importantíssimo para o nosso desporto, para isso devemos ter um bom deslocamento de base e tempo certo de ataque. É muito importante aprender a suportar a pressão durante o desenvolvimento do combate, aguentando a tensão que nosso rival exerce, entrando num estado de transe, no qual o atleta só visa o seu adversário esperando o momento perfeito para que através de um gesto extremamente explosivo, realizar uma determinada acção.

 O pensamento tático é um pensamento operativo que facilita a possibilidade de produzir acções táticas que tenham sentido, rapidez e dirigidas a fim de conseguir um objetivo.

Em muitos casos, a tática está estritamente ligada à preparação psicológica e isso demonstra as falhas na hora de tomar decisões, as quais podem ser:

*Análise insuficiente da situação, falta de informação e não dispor de dados suficientes.
*Indecisão por excesso de perfeccionismo.
*Precipitação.
*Impulsividade.
*Indefinição. Falta de objectivo.
*Não analisar as possíveis alternativas.
*Basear-se unicamente na percepção.
*Preferências nas decisões.
*Sobrecarregar-se

Evidentemente, a informação que nós temos do nosso desporto e principalmente de nossos rivais, será fundamental na hora da preparação tática. Quando este conhecimento tem como missão permitir que o atleta responda de forma eficaz diante de diferentes situações ou problemas que possam surgir na dinâmica desportiva, o denominamos conhecimento tático. Esse último, é uma base de dados necessária para conseguir fazer decisões cabíveis no Taekwondo.

Contatos

TAEKWONDO - C.D.ESCAPÃES

jorgesilva_tkd@hotmail.com

Escapães-S.M.Feira

256303172(pavilhão gimnodesportivo)

Procurar no site

WEBMASTER:Jorge Silva

Crie o seu site grátisWebnode